sábado, 1 de setembro de 2007

Ateísmo

O texto abaixo foi retirado do blog i MIDIA. Por sinal, foi o motivo que resolvi começar novamente este blog aqui. Eu estava navegando, achei este post do M. Marcolin por lá, queria divulgar por aí, já que penso exatamente como ele, mas não sabia qual seria a melhor forma. Quase que postei em meu fotolog, mas não achei imagem que combinasse com o texto, sem contar que as pessoas em sua grande maioria só olhariam para ela, deixando o que realmente importa de lado. Pensei em enviar por e-mail, mas daria muito trabalho, para grande parte das pessoas deletarem ele assim que vissem em suas caixas de entrada. Então resolvi postar aqui mesmo, assim lê quem quiser. Adoro a liberdade de escolha da internet, a pessoa pode tanto se instruir, quanto perder horas de seu dia no MSN. Maldita inclusão digital.


Bem, fiquem com o texto então, e não deixem de visitar o blog i MIDIA, tem muita coisa boa por lá. Recomendado.

----------------

Qual seria a melhor ocupação do homem? Um videogame? uma tv? o sexo? Desde a antiga Grécia o homem sabe o que é filosofia. E espanta os homens de hoje o fato de que a antiguidade chegou à um nível de organização fantástico, e foi berço dos três pensadores que deram ao mundo atual suas cores e rumos e defeitos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Muitos sabem que chegaram à influenciar desde leis, passando pelas três maiores vertentes religiosas, até chegar aos pensadores mais audaciosos da era conteporânea. O que poucos sabem é diferir o que é manipulativo daquilo que é aproveitável, deixando de lado o termo "verdade absoluta".

É inaceitável que nos dias atuais a igreja, após tantos massacres que a história nos relata, após tantos escândalos que envolvem até pedofilia, ainda seja vista como predecessora de todo bem. E subportadora do destino de todo homem. Eu não me prosto perante qualquer obra que tente definir minha existência como algo pueril e subversivo. Apenas acredito em mim e em semelhantes que trataram a vida da mesma maneira, deixando documentos de suas experiencias e pensamentos. Acredito em uma causa primeira, em um primeiro impulso que a lei da inércia diz provar. Não sou ateu, prefiro o termo agnóstico; não sou pessimista, mas previnido.

"Assim como certas religiões chamam de ateus os homens que não acreditam num Deus pessoal além de si mesmos, dizemos que é ateu aquele que não acredita em si mesmo. Não acreditar no esplendor da própria alma: isto é o que chamamos de ateísmo."
Swami Vivekananda

"Don't look at me as if I didn't know
Your vanity is all you ever show
What you believe and advocate
Fanatic dogma recycled from yesterday"
Kreator

Texto por: M. MarcoliN

Nenhum comentário: